Após a reunião com especialistas vocês já tem um modelo de estados transicionais de Markov para avaliar a razão de custo-efetividade incremental por QALY ganho. Vocês já estão bem avançado no desenvolvimento do modelo e incluiu vários desfechos intermediários de interesse:
No entanto, a rabdomiólise pode ser um efeito colateral potencialmente grave do uso da atorvastatina, portanto, (nesta altura do campeonato) você percebeu a necessidade incluí-la no modelo.
Sendo assim, você precisa calcular o custo do evento rabdomiólise para cada alternativa da avaliação econômica. Desta forma, você precisará saber a taxa deste evento para cada ciclo
Marco et al, 2023 (estudo mais recente e com menor risco de viés) avaliaram 2320 indivíduos com síndrome coronariana aguda por 36 meses (grupo A: 1200 pacientes utilizando ezetimiba + atorvastatina; grupo B: 1120 utilizando atorvastatina isolada). Os autores identificaram 118 eventos de rabdomiólise para o grupo A e 96 eventos para o grupo B.
Considerando os dados disponíveis, para a avaliação econômica com o horizonte temporal de 30 anos, com ciclos anuais, qual será a taxa de rabdomiólise para cada ciclo para: